Prazo de análise do INSS: descubra qual o tempo de cada caso

Recentemente, o prazo de análise do INSS foi alterado, após um acordo feito junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Nesse sentido, o acordo ocorreu em razão da demora do INSS na análise dos requerimentos de benefícios. Logo, a medida firmada junto ao STF objetiva diminuir as filas no INSS e a demora na análise dos benefícios.

Se você já tem um pedido em análise e está em dúvida sobre quais prazos o INSS tem para dar resposta, confira mais informações abaixo!

Qual o prazo de análise do INSS em relação aos benefícios?

A princípio, o INSS tem 30 dias para analisar o requerimento administrativo, inclusive para os pedidos de revisão de aposentadorias e pensões.

Porém, o prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias, caso o INSS não consiga analisar a tempo e apresente fundamentação razoável expressa para a prorrogação. Logo, o prazo máximo de análise do INSS é de 60 dias.

Após conceder o benefício que estava em análise, o INSS ainda tem mais 45 dias para iniciar o pagamento. E, se houver justificativa fundamentada, o prazo para o pagamento pode ser prorrogado para 90 dias.

Qual o motivo da demora?

A princípio, o motivo da lentidão na análise dos processos dos benefícios previdenciários pode ser muitos, entre eles:

• Redução no quadro de servidores do INSS – com a falta de pessoas para atendimento, os processos podem ficar mais morosos.
  • Erro nos dados fornecidos – se as informações dadas quando do requerimento administrativo forem insuficientes ou erradas, a análise do INSS pode ficar prejudicada ou se atrasar até a correção do erro;
  • Problemas nos documentos – além do atraso, a documentação errada pode resultar até mesmo na negativa do benefício ou ainda na concessão de uma aposentadoria com valor abaixo daquele que o segurado tem direito.

Como ficam os prazos depois do acordo?

Agora que o acordo foi estipulado, depois que você requereu os benefícios, os prazos ficam assim:

• Aposentadorias (Exceto aposentadoria por invalidez) – 90 dias;
  • Benefícios por Incapacidade (Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez) – 45 dias;
  • Auxílio Acidente – 60 dias;
  • Pensão por Morte – 60 dias;
  • Auxílio Reclusão – 60 dias;
  • Salário Maternidade – 30 dias;
  • Benefício Assistencial – 90 dias.

Os novos prazos estão em vigor desde junho de 2021 e, caso não cumpridos, o responsável pela análise deixa de ser o INSS e passa a ser a Central Unificada de Cumprimento Emergencial de Prazos. Assim, o pedido deve ser apreciado em até dez dias, e caso não seja, o INSS poderá sofrer multa severa.

É importante se atentar que o INSS, em regra, é responsável por pagar os valores atrasados do benefício desde a data de entrada do requerimento: os chamados retroativos.

Mandado de Segurança: uma solução eficiente para os casos de atraso

Se o prazo legal de decisão sobre a sua aposentadoria ou início do pagamento do seu benefício foi ultrapassado, é possível recorrer ao chamado “Mandado de Segurança”. Isto é, uma ação judicial que comprova que seus direitos foram violados.

O prazo de solicitação é de 120 dias (contados a partir do momento que tomou ciência do ato a ser impugnado) e deve ser feito com a presença de um advogado previdenciário.

Dessa forma, a análise das provas de violação anexadas ao processo será feita pelo juiz responsável e, assim que constatado o erro por parte do INSS, o pedido para verificar a situação do seu processo de aposentadoria com mais agilidade passa a ser exigido, com prazo máximo de 30 dias para resolução (análise do pedido ou início do pagamento).

Conte com o Grupo Montalvão para acompanhar os seus prazos!

Agora que você já sabe o prazo de análise do INSS em cada caso, deve ter também acompanhamento especializado. Assim você evita o envio de documentos errados, golpes ou, ainda, prejuízo no benefício concedido.

Por isso, conte com o Grupo Montalvão!

Há dez anos atuamos na área de direito previdenciário, com inúmeros casos de sucesso ao longo do tempo. Logo, estamos aptos para solucionar todas suas dúvidas, acompanhar os prazos e conduzir o seu caso da melhor maneira possível. Entre em contato conosco e saiba mais!